segunda-feira, 28 de abril de 2014

Oi, queridos. Tudo bem com vocês? Bom, hoje vou conversar com vocês sobre um pouco da minha experiência depois que o ensino médio acabou.
Óbvio que a maioria após o ensino médio irá querer entrar na faculdade. Se você acha que está preparado para enfrentar o vestibular durante/após o ensino médio, então foque apenas nos estudos do colégio, mas se acha que não, tente um cursinho pré-vestibular. Ele vai te ajudar bastante pois estará focado justamente no que irá fazer, o vestibular. 


Como é o cursinho? 

Como eu disse, vou falar de acordo com minha experiência. O cursinho foi legal, eu aprendi assuntos novos e atuais e aprendi muito sobre a literatura que provavelmente cairia no ENEM. Mas eu não passei o ano todo nele, fiquei durante alguns meses e parei de ir assim que passei no vestibular.

Como é o vestibular?

Eu fiz apenas um e foi particular. Bem, é muito parecido com o ENEM. Foram 60 ou 80 perguntas (não lembro bem) e tem a redação. Foi simples, você precisa de paciência e concentração acima de tudo. E nem vá achando que vai conseguir colar, porque você não vai. Lá todos são seus concorrentes, você tem que estar preparado. Mas todos nós sabemos que se você quiser uma faculdade federal, a história muda completamente, além de ser mais difícil, a concorrência vai ser muito maior.

Não tenho tempo para saber o que eu quero e minha família me pressiona muito. 

Acredite, todos nós seres humanos passamos por isso. A pressão de toda família é enorme e você precisa escolher. Essa é a hora em que manter a calma e pensar bem fará toda diferença.

Então comece a se fazer as seguintes perguntas:

- É realmente o curso que você quer? 
- Está ciente de que irá trabalhar com isso pro resto da vida?
- Vai se sentir realizado?
- Vai conseguir se sustentar sozinho com sua escolha? (Isso é um problema, e você deve ouvir muito de sua mãe, mas confie em mim, ela tem razão. Não é que existam cursos ruins, mas existem formações que não são valorizadas em todas as cidades, e isso é um tópico importante para analisar dependendo do lugar que você more.)

Feito essas perguntas, aqui vai mais algumas dicas. ''Eu quero um curso que não seja tão difícil'', então eu te aconselho a nem sair de casa. Isso não existe, todo curso tem sua dificuldade. Você só precisa saber escolher. Gosta de Ciências, Biologia e Química? Tente área de saúde. Prefere as exatas? Tente Física ou Matemática. O segredo é fazer o que se identifica e gosta, vai ajudar bastante na hora de estudar.

Como é na faculdade?

Muita gente vai te aterrorizar, mas a faculdade não é um bicho de 7 cabeças. Você vai encontrar professores chatos, que não vão estar nem aí pra você, mas vai ter professores que vão te inspirar e você vai querer cada dia saber mais. Sabe os amigos que tinha no colégio? Não vai ser exatamente assim na faculdade. Você vai ter amizades maduras com gente mais velha, é divertido, mas você pode sentir falta daqueles seus amigos idiotas. Você não vai ter ninguém pegando no seu pé, se fizer trabalho, bem, se não, zero bem lindo pra você.

Eu moro no interior e precisei me mudar. 

Sobre essa tristeza eu bem sei. O início é doloroso, você chora, sente falta, mas nada como o bom e velho tempo pra fazer com que você acostume. Pense positivo, os anos passarão como num passe de mágica e assim que piscar os olhos, já vai estar formado e trabalhando.

Cuidado com o seus amigos.

É isso aí. Sabe aquele grupinho popular que curte todo final de semana e bebe sempre? Pode ser legal uma vez ou outra, mas não deixe cair na rotina. Se você perder em alguma matéria, ela pode ter pré-requisito, e isso faz com que você não pegue uma próxima matéria, ou seja, todos os seus amigos vão passar e você vai continuar atolado no mesmo semestre. Encontre amigos que se divirtam com você, mas que acima de tudo, estude com você. 

Bom pessoal, é isso. Lembrem-se, não há nenhum mal que dure a vida toda, a faculdade pode ser difícil, mas com dedicação, paciência e estudo, você vai se sair muito bem. Desejo sorte pra vocês e qualquer dúvida pode vir me perguntar. Beijinhos e vamos estudar. ;)

0 comentários:

As blogueiras

As blogueiras

Quem somos nós

Blogueira 1:
Oi! Meu nome é Danielle e eu tenho 18 anos. Sou estudante de Odontologia, cozinheira, designer, arquiteta, escritora, maquiadora e mais o que me vier na cabeça e me der vontade de ser. Moro em Salvador, na Bahia. (E se Deus quiser, daqui a uns 4 anos, em um lugar bem frio) Eu poderia estar me dedicando nesse momento para minha carreira de cantora, mas pra não ser vaiada, decidi criar um blog.
Blogueira 2:
Oi pessoas! Meu nome é Hellouyse, tenho 12 anos e vivo na cidade não muito conhecida de Campo Formoso. Eu amo seriados, livros, filmes. Bandas preferidas são Paramore e Imagine Dragons, eu espero que vocês gostem mim e dos meus posts.

Tecnologia do Blogger.

Seguidores